Sistemas encontrados em Empresas
SI Transicionais
SI Gerenciais
–Sistemas de Apoio à Decisão –Sistemas de Apoio à Decisão em grupo
–Sistemas de Apoio a Executivos
SIT
O processamento de transações foi a primeira aplicação dos computadores para a maioria das organizações.
Entender um SIT é entender as operações e funções básicas da empresa: realização de negócios, gera e
armazena dados.
SIG
Um SIG é uma coleção integrada de SI funcionais, cada um dando suporte a áreas funcionais específicas.
- SIG Contabilidade -> relatórios de contabilidade –SIG Finanças -> relatórios de finanças
–SIG Marketing -> relatórios de marketing pessoal, pesquisa e desenvolvimento, etc
Aspectos funcionais dos SIG
- Cada uma das áreas funcionais utiliza o seu próprio conj. de subsistemas e vão exigir diferentes informações e suporte a tomada de decisão;
- As empresas hoje buscam integrar os vários sistemas através de banco de dados compartilhados. A integração de diferentes SI torna mais fácil o compartilhamento de dados o que pode levar a relatórios mais precisos ( redundância) e conseqüentemente ao aumento da eficiência.
-Os SIG devem ser desenvolvidos de forma que cada área funcional receba relatórios com informações que se focalizam nas necessidades específicas daquele grupo.
Saída de um SIG
A saída da maioria dos SIG é uma coleção de relatórios que são distribuídos aos administradores.
–Programados – produzidos periodicamente de forma programada (diária, mensal,...).
–Ex.: gerente de produção: relatório resumido mensal que liste os custos totais de folha de pagamento para
monitorar e controlar os custos de mão-de-obra.
A saída da maioria dos SIG é uma coleção de relatórios que são distribuídos aos administradores.
–Sob-solicitação– gerado para dar uma informação em um dado momento.
–Ex.: um gerente pode solicitar um relatório para ver o total de vendas de um produto durante um ano.
Duvidas Frenquentes:
–Programados – produzidos periodicamente de forma programada (diária, mensal,...).
–Ex.: gerente de produção: relatório resumido mensal que liste os custos totais de folha de pagamento para
monitorar e controlar os custos de mão-de-obra.
A saída da maioria dos SIG é uma coleção de relatórios que são distribuídos aos administradores.
–Sob-solicitação– gerado para dar uma informação em um dado momento.
–Ex.: um gerente pode solicitar um relatório para ver o total de vendas de um produto durante um ano.
Duvidas Frenquentes:
De onde um SIG obtém dados?
A maioria obtém dados dos SIT
O que o SIG realmente faz com os dados?
Gera resumos simples e repetitivos de dados de transações e relata exceções e desvios de planos.
Quais problemas gerenciais e empresarias ele auxilia na resolução?
São úteis na manipulação de problemas rotineiros, repetitivos estruturados e semi-estruturados.
SSE - atende a alta administração ou o nível executivo de uma organização;
SIG e SAD - atendem os gerentes dos níveis médios, que lidam com as questões operacionais cotidianas e de curto prazo.
Funções básicas
Mas...o que os gerentes fazem?
Visão tradicional - os gerentes planejam, organizam, lideram e controlam.
–Os gerentes não são as pessoas que de fato “executam o trabalho”, em vez disso, eles são os responsáveis
por determinar qual trabalho deverá ser feito;
A visão tradicional do gerente descreve as funções básicas dele, mas não diz como eles fazem o que fazem e
como lidam com as funções gerenciais.
Funções gerenciais da visão tradicional
Planejar - refere-se à definição das metas da empresa e a como estas metas serão atingidas.
Organizar - estabelecer responsabilidades para a realização das tarefas necessárias e indicar os recursos
apropriados.
Gerenciar - esforço para alcançar as metas da empresa por meio de planejamento, organização, liderança e
Controle - monitoramento das atividades da empresa e a execução de correções quando necessárias.
Atividades da Categoria Interpessoal
Sistemas de Apoio à Decisão
SIG - fornecer aos administradores e tomadores de decisão as informações para ajudá-los a atingir as metas
da empresa.
Já um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) serve para dar suporte à tomada de decisões específicas de um
problema;
SIG: são utilizados para monitorar e controlar a empresa; utiliza ferramentas analíticas simples;
-> gera relatórios resumidos de rotina;
SAD: são sistemas interativos sob controle do usuário e que oferecem dados e modelos para a solução de problemas semi-estruturados ou não-estruturados; utiliza ferramentas de análise e modelagem sofisticada;
-> fornece respostas interativas para questões não-rotineiras;
SAD
Embora destinado aos níveis mais elevados da gerência, são utilizados em todos os níveis de administração,
porque os gerentes de qualquer nível (operacional, tático ou estratégico) podem se defrontar com problemas
menos estruturados.
Características de um SAD
- Manipular grandes volumes de dados;
- Obter e processar dados de fontes diferentes;
- Possuir orientação tanto textual quanto gráfica (produção de textos, tabelas, desenhos lineares, gráfico de
pizza, curvas de tendência, etc;
- Proporcionar flexibilidade de relatórios e de apresentação (informação que deseja no formato que preenche
as suas necessidades);
- Executar análise e comparações complexas e sofisticadas usando pacotes de software avançados;
- Executar a análise de simulações;
-Fazer modificações aos dados do problema e observar os impactos dos resultados;
- Executa a análise de atingimento de metas;
- Vai determinar quais dados são requeridos para atingir um certo resultado;
- Dar suporte às abordagens de otimização, satisfação e heurística.
- Roblema menor -> busca encontrar a melhor solução (ótima)
- Problemas mais complexos -> busca encontrar uma solução muito boa (mas talvez não a melhor)
Comparando... SIT, SIG e SAD para um sistema de cobrança
- Um SIT de cobrança envia faturas das contas mensais ao cliente;
- Um SIG de cobrança emite relatórios de exceção sobre contas vencidas a mais de 30 dias;
- Um SAD de cobrança executa análise de simulações para determinar o impacto dos pagamentos
atrasados no nível de lucro da empresa;
- Os SAD são mais flexíveis que do que os SIG, auxiliando em todos os níveis do processo decisório.
- Um SAD dá suporte as diferentes freqüências de decisões:
SAD Institucional – lida com situações ou decisões que ocorrem mais de uma vez (decisões repetitivas);
SAD ad hoc – decisões que surgem para serem tomadas uma única vez.
Recursos de um SAD
- Suporte para diferente estruturas de problemas:
- Estruturados, semi-estruturados, não estruturados.
- Suporte para os gerentes dos níveis operacional, tático e estratégico;
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